Você já ouviu falar do Joomla?

Destaque

A internet de hoje está inundada de sites maravilhosos, seguros e muito bem estruturados. Há uns 10 anos atrás era difícil encontrar uma aplicação web com tais qualidades.

Hoje graças aos CMSs não precisamos dar o sangue para construir um projeto web com tantas qualidades. Mas afinal o que é um CMS?

A sigla CMS significa "Content Manager System", ou como próprio nome já diz, é um sistema onde se consegue gerenciar conteúdos. Esses conteúdos podem ser imagens, textos, vídeos, áudio e qualquer outro tipo de informação que possa ser manipulada.

Os CMSs nasceram justamente para acabar com o sofrido e eterno trabalho do desenvolvimento de aplicações web feitos na "unha". Eu mesmo já tomei dessa fonte.

Entre inúmeros CMSs exitentes hoje, tem o prazer de te apresentar o Joomla (Ebaaaaa). Hoje considerado um dos melhores e mais usados CMSs do mercado.

Breve histórico

O Joomla surgiu depois que programadores que faziam parte do CMS Mambo no qual a empresa Miro era detentora, se desvincularam do projeto.

A empresa Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação, no qual os desenvolvedores teriam uma participação pouco representativa. Alguns programadores insatisfeitos com o rumo do projeto, decidiram criar um sistema independente onde poderiam colaborar de forma mais ativa e livre, nascendo assim o Joomla 1.0 desenvolvido a partir do do código fonte do Mambo 4.5.2 em 17 de Setembro de 2005.

Página de Administração do Joomla 1.0

Aqui você pode baixar a 1º versão do Joomla >>

Não recomendo que você coloque a 1º versão em produção, pois tem vários problemas de segurança.

O que ele faz

O Joomla como todo CMS, agiliza o processo de desenvolvimento de aplicações web. Com o Joomla não é preciso se preocupar muito com a programação, pois toda a base do sistema já foi desenvolvido para você.

Ele trabalha com o conceito de módulos, componentes, plugins e templates. O que ele faz é integrar essas extensões ou micros sistemas de forma a facilitar a gerência de conteúdo poupando seu precioso tempo de desenvolvimento.

Agora você não irá precisar montar aquela estrutura de pastas que sempre ficava desorganizada e criar arquivos de estrutura de layout do zero.

Características

Como se não bastasse o Joomla é uma ferramenta tão fantástica que espanca muitos CMSs pagos por ai. É isso mesmo que você leu o Joomla é de graça. Confira outras características:

  • Código aberto;
  • Escrito em PHP;
  • Interface baseada no Bootstrap 2;
  • Fácil instalação e configuração;
  • Multiidiomas;
  • Gigantesca biblioteca de extensões;
  • Atualizações constantes;
  • Suporta qualquer tipo de site;
  • Ampla e crescente comunidade;
  • Painel administrativo amigável e intuitivo;
  • Estável;
  • Seguro;

E só para finalizar, se você tem um conhecimento em php orientado a objeto, vai ficar fácil para você construir extensões para o Joomla, pois ele tem um framework bem completo a sua disposição.

Aprenda um pouco mais

Por ser um CMS tão bom, se tornou uma comunidade viva e ativa. Hoje com o poder de pesquisa na internet podemos encontrar materiais riquíssimos de Joomla tanto nacional como gringo.

Recomendo fortemente a você que irá se iniciar com o Joomla, a visitar a página de documentação original em http://docs.joomla.org.

Caso tenha problemas com o inglês recomendo a compra deste livro do Júlio Coutinho, um dos maiores especialistas e mestres em Joomla no Brasil. É um guia bem completo e que você deverá mantê-lo sempre perto.

E pra você tirar as dúvidas mais "cabeludas" recomendo o acesso deste fórum e deste também. São excelentes, só tem fera lá.

Fique por dentro sempre das últimas novidades do que está acontecendo com o Joomla acessando estas redes: JoomlaPro, JoomlaBrasil.

Como a comunidade Joomla é muito ativa, em várias partes do planeta acontecem eventos sensacionais sobre esse maravilhoso CMS. No Brasil não poderia ser diferente. O nome do evento é Joomla Day e aqui você pode conferir a página do facebook do Joomla Day Brasil para ficar por dentro de todas novidades.

logomarca joomladay vertical

São vários eventos anuais que acontecem de forma regional e um nacional. Esse ano acontecerá um dos maiores do Brasil, no mês de setembro em Brasília. Será a comemoração de 10 anos do Joomla.

Conclusão

O Joomla com certeza conquistou o seu espaço tão merecido. Após anos sendo bombardeado com críticas negativas a respeito, finalmente chegou sua glória. Já são mais de 50 milhões de downloads, mais de 10 mil extensões, versões com mais de 60 idiomas e 2,8% dos sites na internet são desenvolvidos em Joomla.

Essa crescente se deve ao grande número de pessoas que vestiram e que estão vestindo a camisa Joomleira e acreditam fortemente na diferença que esse CMS pode fazer para o mundo.


Se gostou de ser apresentado ao Joomla, deixe seu comentário e compartilhe esse artigo para mais pessoas o conhecer e fazer crescer ainda mais essa comunidade.

Links Úteis

Última modificação em Sexta, 01 Maio 2015 18:13
(1 Voto)
Lido 2940 vezes
Tags :

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Receba conteúdos exclusivos

Please wait